segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Aprendi com Sócrates.

Fim de ano...como as pessoas ficam agitadas com isso, mesmo vivendo um momento de crise financeira, onde cada dia tudo custa mais caro e o "meu" dinheiro não aumenta!!!!
Shopping lotados para as compras, festas de confraternização em tudo quando é canto, no trabalho, na acadêmia, na faculdade, em familia, gasto gastos e mais gastos!!!!
Eu decidi aderir de vez uma proposta bem antiga, mas que eu só tive conhecimento téorico a pouco tempo, mas percebi que eu já usava muito na prática na maioria dos meus passeios, não só nos de fim de ano mas sim o ano inteiro, a diferença agora é que eu passei a ter conciência disso.
A realização de passeios Socráticos...Quem não conheçe deve estar pensando, humm que isso?!?!
Sócrates filósofo ateniense, era adepto a esse tipo de passeio, ele saia sempe aos mercados olhava tudo e nada comprava, um dia um comerciante local perguntou:
- Sócrates meu caro, você nunca compra nada, por quê??
Então Sócrates respondeu:
- Amigo, estou apenas observendo quanta coisa existe de que não preciso para ser FELIZ!!!
Quem nunca passou por isso numa loja onde o vendedor vem te abordar te constrangendo, querendo te forçar a levar uma coisinha:
-Posso te ajudar?
-Não, obrigada ,estou só olhando!!!!! ( fazendo essa cara =/ )
rssssssssssssssss
Uauuuuuuuu Sócrates, virei sua fã, não vou me influênciar em consumir, achando que isso que vai me fazer feliz!!!!!
Mas da próxima vez na loja vou dizer:
- Não obrigada !!! ( Com um belo sorriso no rosto, assim =) estou apenas alimentando meus olhos das coisas que eu não preciso para ser feliz, sou seguidora do Filósofo Sócrates, conheçe???
No mínimo ela/ele vai achar que eu sou louca. rssssssss
Mas, falando a verdade, todo mundo gosta de comprar, consumir, ter, gastar e eu não sou tão diferente das outras pessoas, só que tenho mudado um pouco meu comportamento com relação a isso, pra que eu tenho que ter tanta coisa que nem uso só por "ter"???
Antes de adquirir qualquer novidade, penso duas vezes se realmente vale a pena e tenho dado preferência a gastar dinheiro, mesmo que não seja o meu (rssssssss) viajando que eu adorooooooooo e estudando aprendendo muitas coisas que ficaram comigo sempre e eu levarei pra onde eu for, já as roupas , bolsas, maquiagens e os sapatos...
Eu não vou gastar dinheiro esse fim de ano, a não ser para comprar seu presente de Natal !!!!! rssssssssssssssssssssssssssss
" Temos que consumir mais amor em vez de matéria"

5 comentários:

  1. Realmente é interessante, complementando este grande estudioso, fica uma frase de um não tão estudioso assim mas que comentou algo em dos seus show que acho digno de nota e de palmas assim como faço para socrates.
    " a simplicidade e a sofisticação se confundem, as vezes a sofisticação é encontrada na mais pura simplicadade"
    nando, Ropua Nova Acustico 1.

    As vezes a felicidade não estar no ato comprar, gastar, consumir e presentear com algo caro e sim na simplicade de oferecer um presente de nome pequeno, sem custos financeiro e que não precisamos ir tão longe ou pegar grandes filas para te-lo, pois este está em cada que deseje que ele esteja e também podemos da-lo a quem quisessemos sem o risco de que este saia de moda ou que se esgote das pratileiras de lojas este é o "o amor" !..
    a partir do momento que passemos a agir com este sentimento e presentea-lo a todos ao nosso redor, com certeza vamos responder igual ao socrates "estou apenas observendo quanta coisa existe de que não preciso para ser FELIZ, pois o mais importante ja tenho"!!!

    ResponderExcluir
  2. hmmm... prefiro Diógenes... esse nem no shopping perdia tempo de ir...

    bjão...

    ResponderExcluir
  3. Mto bom, mto bom!

    Adorei as carinhas! rsrs

    Ótimo fim de ano, Rúbia!

    ResponderExcluir
  4. Gostei! ... É como você expressou, mas em outras palavras >> realmente esse pensamento é o que convém mesmo, a momentos: “quando passamos por lojas, sem nenhum intuito de comprar e, somos induzidos a fazer o contrário”.
    Algo em que devemos refletir de que : consumir da matéria o que nos é útil e necessário ,assim absorvendo mais amor que nunca é demais...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Rúbia,
    pelo texto do Sócrates.
    abraços, Feliz 2010! Vamos conscientizar as pessoas de que realmente não precisamos de tantas tralhas, né? Se quiser visitar meu site:
    www.simplicidadevoluntaria.com

    abraços,
    jandira

    ResponderExcluir